English Portuguese

Entenda a diferença entre dólar comercial e dólar turismo

Entenda a diferença entre dólar comercial e dólar turismo

Neste post você vai entender quais sãos as diferenças entre dólar comercial e dólar turismo e também quais são os principais fatores que influenciam na variação de valores entre estas moedas.

Sobre o dólar

 

O dólar americano é considerada a principal moeda no mercado de câmbio, sendo uma das mais valorizadas e com maior aceitação no mundo todo. Um dos principais motivos também é a alta confiabilidade que oferece aos investidores externos. 

Por isso a sua taxa de câmbio influencia o mercado global há anos e impacta diretamente em vários cenários econômicos.

 

Diferenças entre dólar turismo e dólar comercial

A diferença entre o dólar turismo e o dólar comercial acontece em praticamente todos os países. A cotação do dólar comercial impacta nas outras moedas e também na cotação do dólar turismo, por isso é importante acompanhar as variações de ambas.

O dólar comercial geralmente é utilizado nas transações comerciais como a compra e venda de produtos/serviços e investimentos. Por esta razão somente é movimentado por instituições financeiras ou empresas.

Um dos fatores que torna o valor do dólar comercial menor é o maior volume de transações realizadas por instituições financeiras e empresas, que consequentemente tornam a movimentação da moeda mais praticável. 

Desta forma tornam as movimentações mais vantajosas a investidores e também às empresas e negócios nacionais e internacionais. 

Já o dólar turismo é a cotação utilizada para negociações de pessoas físicas como compra de produtos e serviços realizados no exterior, envio e recebimento de valores para familiares e investimentos no exterior, cotação de passagens ou pacotes de viagens em moeda estrangeira.

A diferença de valores entre o dólar turismo e o dólar comercial se deve aos custos e encargos que fazem parte do processo de movimentação financeira. 

Um exemplo de encargo utilizado sobre o dólar turismo é o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). 

  • Sobre o dinheiro em espécie o IOF acabe sendo mais baixo, com alíquota em torno de 1,1%.
  • Já para os cartões de crédito ou cartão pré pago, a alíquota fica em torno de 6,38%.

Quer saber mais sobre os fatores que influenciam o dólar e como conseguir as melhores cotações? Faça parte da nossa comunidade e receba notícias semanais sobre o mercado de câmbio.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts Relacionados

Credibilidade e segurança estão no
nosso jeito de fazer negócios

Fale com um dos nossos consultores e seja atendido da forma que preferir: Telefone, WhatsApp.