Você com certeza já deve ter ouvido falar em Blockchain nos últimos tempos, mas sabe o que é e como funciona? O mais interessante é que o Blockchain pode fazer parte do seu dia-a-dia e você nem saber, e se não faz parte ainda, é muito provável que logo vá fazer.
O blockchain é um banco de dados armazenado de forma pública, sem um controle central. Foi criado para distribuir a informação de maneira transparente e auditável. Nada mais é do que um livro de razão pública (ou livro contábil) que faz o registro de uma transação de moeda virtual (a mais popular delas é o Bitcoin), de forma que esse registro seja confiável e imutável.
Ou seja, a blockchain registra informações como: a quantia de bitcoins (ou outras moedas) transacionadas, quem enviou, quem recebeu, quando essa transação foi feita e em qual lugar do livro ela está registrada. Isso mostra que a transparência é um dos principais atributos da blockchain.
A tecnologia surgiu para que o bitcoin pudesse existir, mas as possibilidades de uso vão muito além das criptomoedas. A blockchain também pode ser usada para validação de documentos (como contratos), transações financeiras (inclusive em instituições financeiras tradicionais, como os bancos), venda de criptoarte (músicas, filmes, artes gráficas, entre outros), serviços de streaming, rastreamento de remessas, informações de saúde e até votos, como ocorre na Estônia.
Como funciona a tecnologia?
Para entender melhor, imagine vários blocos espalhados pela internet. Cada um deles tem uma função matemática capaz de gerar um código com letras e números. Além do próprio código, cada bloco tem também o código do anterior, o que permite que se conectem e também garante que não houve violação – afinal, a mesma pessoa teria que encontrar blocos sequenciais para isso. A conexão entre os vários blocos forma uma corrente de dados – daí o nome blockchain.
Como surgiu?
Apesar de existirem estudos anteriores, a tecnologia blockchain foi descrita pela primeira vez por Satoshi Nakamoto, idealizador do bitcoin, no documento “A Peer-to-Peer Electronic Cash System”, que foi a base do conceito da criptomoeda. No material, ele destaca que a blockchain forma um registro que não pode ser alterado sem que todas as operações, desde o início, sejam refeitas.
E o que tem a ver com câmbio?
Uma aplicação comum é nas remessas internacionais. O blockchain oferece uma alternativa segura, rápida e mais barata para os fechamentos de câmbio.
Incrível como a tecnologia evolui tão rápido e quando a gente menos espera, já está fazendo parte do nosso dia-a-dia, não é?
E você que precisa fechar um câmbio e quer um bom atendimento e taxas competitivas, não deixe de nos contatar e pedir uma cotação indicativa! Aqui na MS Traders nós descomplicamos todo o processo do fechamento de câmbio, te dando todo o suporte desde o início até o fim nas suas operações. Como correspondentes cambiais do MS Bank, estamos capacitados para realizar operações internacionais de forma segura e ágil, com condições e taxas diferenciadas. Estamos disponíveis para lhe atender e ajudar o seu negócio a ir cada vez mais longe! Clique no ícone ao lado e vamos conversar! 😉