English Portuguese

Planejando a exportação: dicas e primeiros passos

Planejando a exportação: dicas e primeiros passos

Se alguma vez você já pensou em tornar o seu negócio internacional e não sabia por onde começar, esse post foi feito especialmente para você! Continue a leitura e saiba um pouco mais sobre as vantagens e desafios dessa empreitada.

 

Quero começar a exportar!

 

Quando há um aumento no valor do dólar é comum que o cenário para exportação torne-se mais favorável, potencializando os lucros das empresas que comercializam produtos e serviços para o exterior. Esse é um dos fatores que motiva empresários a darem início ao processo de exportação em suas empresas, a fim de explorar novos mercados e entender um pouco mais sobre o funcionamento do comércio internacional.

 

Porém, antes de dar início a esse tipo de operação, é preciso conhecer um pouco mais sobre os processos que envolvem a exportação, tais como taxas e tributos, logística, remessas internacionais, entre outros pontos que podem ser cruciais para o sucesso da empresa fora do país, mesmo em cenários desfavoráveis.

 

Planejando a exportação

 

Por mais promissor que o cenário possa parecer, muitas vezes não é rentável ou vantajoso para a empresa dar início à exportação, por isso é preciso atenção! Isso porque o mercado externo se diferencia das demandas internas e muitas vezes há variações de país para país no que diz respeito ao tipo de produto, embalagem utilizada e tributações aplicadas.

 

Nesse caso, é preciso pesquisar a fundo sobre os países em potencial para a exportação e entender quais são as suas demandas; o que é importante em termos de preço e qualidade; se há exigências de formatos de embalagem; se o produto a ser oferecido está adequado às normas regulatórias internas; se a logística entre os países é satisfatória ou não; entre muitas outras questões que podem ajudar a dar mais clareza ao desafio.

 

Existem metodologias de gerenciamento de projeto e de planos de ação que podem ser úteis nessa fase, tais como 5W2H, mas caso a empresa não se sinta preparada para dar início a esse novo projeto sozinha, existem diversas consultorias especializadas que podem dar suporte ao andamento da internacionalização do negócio. O importante é começar!

 

Plano de negócios internacional

 

Após conhecer um pouco mais sobre as potencialidades da empresa frente ao processo de exportação, é preciso estruturar e avaliar tudo sob o ponto de vista analítico e empresarial. Por isso, é aconselhado que seja desenvolvido um plano de negócios internacional, ou plano de exportação, com o objetivo de entender melhor as informações, motivações e o preparo da empresa frente a esse novo desafio de forma clara e mensurável.

 

Um bom plano de negócios costuma cobrir todas as informações da empresa, desde a missão, visão e valores, até análise de mercado e planos de ação. Porém, nesse caso, o foco deve ser na estruturação comercial da operação, então, é importante que as frentes estejam mais voltadas para entender a viabilidade, o mercado, as estratégias, as questões financeiras e o marketing. 

 

É provável que muitas empresas já tenham um plano estabelecido, porém, quando se trata de exportação, existem muitas diferenças que precisam ser levantadas e consideradas, como por exemplo:

 

➡ ️ Qual a estimativa de investimentos fixos?

➡ ️ Qual a estimativa de faturamento mensal?

➡ ️ Quais os custos envolvidos na operação?

➡ ️ Quem são os concorrentes diretos dentro e fora do país?

➡ ️ Qual o prazo para o retorno do investimento?

 

Essas e outras perguntas devem ser respondidas com foco apenas na operação internacional, como um novo negócio a ser desenvolvido. Dentro do plano de exportação será possível observar a operação como um todo, tanto no que diz respeito aos valores investidos, quanto nas frentes necessárias para desenvolver e manter a operação, tornando as decisões muito mais assertivas e seguras para o gestor.

 

Um dos principais pontos a ser discutido nessa fase é o envio e recebimento dos valores envolvidos na operação de importação e exportação. As chamadas remessas internacionais têm algumas regras e tributos próprios e precisam estar enquadradas corretamente no momento da transação. Recomenda-se escolher uma instituição segura, ágil e com valores justos para realizar a remessa. Bancos tradicionais, empresas de câmbio ou correspondentes cambiais são algumas das opções existentes para esse tipo de pagamento.

 

Vantagens e desafios da exportação

 

Mas afinal, quais são as principais vantagens e desafios de internacionalizar um negócio? Pode-se dizer que tudo irá depender do tipo de negócio, do cenário econômico internacional, da demanda existente para a solução oferecida e da estrutura operacional e financeira que a empresa possui para encarar o mercado externo. Listamos alguns pontos a seguir:

 

VANTAGENS DESAFIOS
Melhoria na qualidade dos produtos e das operações Possível adequação estrutural na operação
Aumento no conhecimento de mercados internacionais Implementação de rígido controle de qualidade
Diversificação dos mercados atendidos Adequação da logística
Redução da dependência do mercado nacional Entender um mercado totalmente diferente
Ampliação da visão estratégica e de negócio Encontrar um parceiro adequado para as transações financeiras

 

Para desenvolver e manter um processo de exportação dentro da sua empresa, recomendamos prestar atenção nos seguintes pontos:

 

➡ Conhecer as taxas, os tributos e a legislação envolvida na operação

➡ Ter a estrutura financeira, profissional e logística adequada

➡ Conhecer o mercado internacional e as suas exigências e peculiaridades

➡ Conhecer as normas regulatórias e certificações necessárias para cada país

➡ Ter capacidade de atender demandas crescentes

➡ Ter agilidade e segurança nas remessas internacionais 

 

Exportar pode ser uma grande oportunidade para que o seu negócio ganhe ainda mais visibilidade, ampliando os lucros e, quem sabe, ampliando de tamanho. Para isso, é preciso ter atenção aos detalhes que envolvem a exportação, observar as movimentações do mercado, além de contar com profissionais especializados e confiáveis em cada fase da operação.

 

Se sua empresa começou a exportar agora, ou precisa de suporte com o envio e recebimento de remessas internacionais, podemos te ajudar! Como correspondentes cambiais do MS Bank, estamos capacitados para realizar operações internacionais de forma segura e ágil, com condições e taxas diferenciadas. Estamos disponíveis para lhe atender e ajudar o seu negócio a ir cada vez mais longe! Clique no ícone ao lado e vamos conversar! 😉

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts Relacionados

Credibilidade e segurança estão no
nosso jeito de fazer negócios

Fale com um dos nossos consultores e seja atendido da forma que preferir: Telefone, WhatsApp.