Neste post vamos falar sobre como garantir as melhores taxas no seu fechamento de câmbio e quais as estratégias você pode utilizar para fazer as melhores negociações e economizar dinheiro.
Leia o post até o final e acompanhe todas as dicas para saber mais!
Vale lembrar que essa é uma dúvida muito comum, já que o dólar é uma das moedas mais valorizadas no mercado e a sua variação é constante.
Alguns fatores que influenciam essas atualizações no valor da moeda, podem ser a percepção da saúde econômica sobre o país em que a moeda está associada e também as relações com investidores externos interessados no país.
O que é o fechamento de câmbio?
O fechamento de câmbio é o processo de conversão de moedas estrangeiras em moeda nacional ou o contrário, a conversão de moeda nacional em moeda estrangeira.
Com o intuito de fiscalizar e regulamentar o mercado, todo esse processo é intermediado pelo Banco Central (Bacen).
Como isso impacta os negócios
Empresas que operam com câmbio muitas vezes se vêem fortemente influenciadas pela volatilidade do mercado. A taxa do dólar afeta diretamente o preço de venda dos produtos.
Consequentemente, o lucro da empresa acaba dependendo se o fechamento de câmbio foi “um bom negócio” ou não. Mas como saber se você fez um bom negócio fechando o câmbio naquela taxa?
É realmente complicado saber como o mercado irá se movimentar ou descobrir qual será a melhor taxa obtida no dia. Nem mesmo os economistas, que são os especialistas no assunto, acertam 100% suas previsões.
Mas existem algumas práticas que podem ajudar muito na hora de fechar a sua operação.
Tenha em mente a taxa estratégica para seu negócio
Se você é importador, a taxa do dólar na hora de pagar o seu fornecedor é um quesito muito importante a ser analisado para formar o seu preço de venda.
É extremamente importante saber exatamente qual é a taxa limite do dólar para que aquela compra não dê prejuízo, e sim lucro na hora da venda.
Claro que muitas vezes o mercado não ajuda, mas com uma referência, é mais fácil saber se vale a pena fechar logo ou se é melhor acompanhar um pouco mais o mercado.
O cálculo vai depender da operação da empresa, do fluxo adotado e da estratégia, mas sempre que for ligar para o seu banco para fechar um câmbio, saiba exatamente a sua taxa limite.
No caso do exportador, o preço de venda normalmente já é em moeda estrangeira, mas é necessário saber qual é a taxa mínima para que o seu negócio seja viável.
Negocie com o seu banco
Muitos bancos oferecem isenção de tarifa para fechamento de câmbio, mas você já parou para pensar que a taxa da moeda a ser negociada pode ser muito mais cara para você do que uma tarifa?
Aquela terceira casa depois da vírgula, dependendo do volume do fechamento, faz uma diferença enorme no seu bolso.
Se você fecha câmbio em uma mesa, tente negociar a taxa, às vezes o trader consegue melhorar um pouquinho, e sua economia pode ser bem grande.
Capacite a pessoa que irá fechar suas operações
A pessoa que irá contatar o banco para fechar as operações, seja ela a dona da empresa ou a financeira, precisa ter uma boa noção de mercado, justamente para negociar melhor a taxa com o seu banco.
Procure ajudá-la a entender a importância desta função. Peça para que ela olhe todos os dias pelo menos 3 jornais de economia para entender o que está acontecendo no cenário político e econômico no brasil e no mundo.
Aos poucos ela vai começar a ter uma ideia de como algumas questões podem influenciar no dólar e se aquele é um bom momento do dia, da semana ou do mês, para fechar uma operação.
Quer receber mais dicas de como garantir as melhores taxas de câmbio? Siga as nossas redes sociais e assine a nossa newsletter para receber informações exclusivas sobre o mercado de câmbio toda semana.